CINEMOTECA
O evento
O CINEMOTECA é uma atividade educomunicativa periódica de Projetos da UNESP: Extensão PROEC, Núcleo de Ensino Prograd e de Pesquisa.
Objetivos
A atividade educomunicativa do CINEMOTECA objetiva promover conversas, debates e compartilhamento de conhecimento acadêmico, cultural e científico; tendo como elemento desencadeador filmes e audiovisuais disponibilizados em domínio público, e que deverão ser assistidos prévia e anteriormente às sessões.
Como o CINEMOTECA funciona?
A partir do tema mais votado, o grupo do projeto seleciona um filme/vídeo/documentário, disponível em domínio aberto ao público, com link acessível , gratuito e que pode ser assistido pelos inscritos no momento que desejarem. Ao realizar a inscrição, os interessados em participar das sessões do CINEMOTECA, são convidados via Google Meeting, com disponibilização do link para entrar na sala virtual, onde ocorrerá a conversa/debate/aprofundamento temático sobre o filme por aproximadamente uma hora. Ao final, o público da roda recebe por seu email um comprovante de participação na atividade educomunicativa/evento.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EM BREVE DISPONIBILIZAREMOS A PROGRAMAÇÃO DE CINEMOTECAS DO ANO DE 2025. Aguarde.
MEMÓRIA DOS CINEMOTECAS (2019- 2024)
2019
Os primeiros CINEMOTECAS ocorreram no ambiente físico da Sala de Projeção da Biblioteca da UNESP de Presidente Prudente, em 2019. Uma das sessões foi possível pelo convênio UNESP/ Programa Ecofalante Universidades.

Segundo sua homepage, o Programa Ecofalante se apresenta como uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que "atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade", com a produção de audiovisuais de cunho educativo, cultural e socioambiental. Atende escolas e universidades e realizam consultoria a iniciativas voltadas à este objetivo. Sendo considerado como uma fonte de material audiovisual qualificado e de temas propícios para a realização de discussões e debates. Porém existe um trâmite a ser cumprido para que haja a parceria da unidade educacional com o Programa Ecofalante; o que na edição de 2019 ficou inviabilizado.
As outras sessões presenciais do CinemOteca de 2019, ocorreram como atividades realizadas durante eventos
encabeçados pela Biblioteca da FCT/UNESP, com apoio e parceria do
CEMOSi, oferecendo documentários e filmes existentes em seus arquivos.
Ao término do ano, o modelo de CINEMOTECA presencial realizado inicialmente precisou ser reestruturado, em função: de público inconstante; múltiplo uso da sala de projeção, o que causava dificuldade de agendamento para esta atividade; problemas com os filmes e com os horários que garantissem um público mínimo, para sua exibição e para o debate.
2020
A partir de 2020, o modelo do CINEMOTECA foi adaptado para o formato de live: o CINEMOTECA LIVE; sendo que desde então, a iniciativa que começou com a parceria do grupo de estudos e pesquisa IPTECHI e a Biblioteca da FCT/UNESP ganhou a adesão da Biblioteca da FCAV/Campus de Jaboticabal. Neste momento, a intenção das Bibliotecas parceiras da FCT/Campus de Presidente Prudente e FCAV/Campus de Jaboticabal foi indicar vídeos, documentários, filmes, curtas e discuti-los; por meio de encontros on-line síncronos; e com isso reunir pessoas isoladas pela pandemia, mas com desejo de estarem próximas, devido à sua afinidade por cinema; oferecendo-lhes discussão proveitosa sobre o tema escolhido por elas. Os CINEMOTECAS LIVES foram publicados como stories no Facebook das bibliotecas, sendo visualizados por um curto espaço de tempo pelos usuários. Embora os stories possibilitem engajamento, divulguem conteúdos e permitam visibilidade aos eventos; pelo seu caráter evanescente, o grupo do Projeto decidiu que o relato destas histórias deveriam ser registradas, ficando então este website, como uma memória de 2020. Essa perspectiva uniu os participantes do Projeto Núcleo Prograd, o Grupo de Estudos e Pesquisas IPTECHI, as Bibliotecas universitárias parceiras e bolsistas de um projeto de PIBIC E.M. Foram realizados seis CINEMOTECAS em formato live neste ano. O primeiro como teste para acertar o formato live, com o público restrito do projeto; os outros quatro, já utilizando o formato testado tiveram sua divulgação pelo Facebook das Bibliotecas da FCT e FCAV e a live pelo Meet. Dos CINEMOTECAS de 2020 participaram pelo GMeet 26, 20, 28 e 40 pessoas respectivamente. O último CINEMOTECA LIVE de 2020 foi realizado dentro de um evento acadêmico com 150 pessoas on-line ao vivo.
Dessas memórias, os CINEMOTECAS DO PERÍODO PANDÊMICO de 2020.... fizeram uma diferença que merece ser descrita e narrada
.- O primeiro CINEMOTECA LIVE foi disponibilizado na página do Facebook da Biblioteca da FCT, o assunto da sessão: "Pandemia do Corona vírus"; o documentário da B.B.C. "Cronologia: de pneumonia misteriosa a mais de 150 mil mortes por COVID-19" e o link de inscrição para o debate on-line. Este aconteceu no dia 05/05/2020 através do Google Meet. Ao final do debate, foi disponibilizado um novo link para que os participantes sugerissem outros temas para as próximas sessões.
- Embora tivesse sido o segundo CINEMOTECA no formato live, esta foi a edição que ultrapassou o tempo esperado, tendo em vista que o público se mostrou bastante envolvido, suscitando diversas discussões e grande participação. Esse CINEMOTECA ocorreu no dia 10/06/2020, e abordou o tema "Aproximação da produção acadêmica com a comunidade". Para desencadear as discussões foram postados dois vídeos do youtube. O primeiro vídeo foi: "Os impactos da Ciência na sociedade" e o outro: "Guerra contra a ciência". Os convidados palestrantes que esquentaram o debate foram: a estudante de ensino médio, bolsista de iniciação científica/PIBIC EM; a Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida da Universidade Federal do Pará e o Ms. Joseph Jesus Florez Cortina, pesquisador sobre o tema ciência aberta.
- Novamente a quarentena foi o assunto do 3º CINEMOTECA LIVE, porém desta vez em outra perspectiva. A pandemia nos forçou, de uma hora para outra, a nos adaptarmos ao Home Office, transformando o conforto da nossa casa em ambiente de trabalho, transgredindo vida particular e vida profissional. Com isso, fomos improvisando maneiras de lidar com os problemas de trabalho e outros que são particulares dentro de casa, junto ao excesso de informações as quais somos bombardeados o tempo todo. Isso vem provocando uma enorme pressão, que muitas vezes se transforma em ansiedade. É este assunto que o Cinemoteca do mês de agosto abordou. No dia 18, terça feira às 17 horas, o debate do CINEMOTECA LIVE foi a respeito do tema: "Home Office ou improviso: impactos do ensino remoto na saúde dos docentes". Nessa sessão foram abordados o quanto o excesso de informações gera ansiedade, e discutido como lidar com os problemas do cotidiano durante a Pandemia. Para motivar as interações foram indicados dois pequenos vídeos como norteadores do debate: "Vídeochamadas cansam mais ?" e "Coronavírus: os impactos da quarentena na saúde mental". Foram convidados: a Psicóloga Aline Gonçalves de Araújo, que atua na área de Transtornos de Ansiedade e Psicologia Organizacional e do Trabalho e Saúde do Trabalhador, e, o Prof. Dr. Alexandre Pito Giannon, docente na União das Faculdades dos Grandes Lagos, para se juntarem ao Debate.
- No dia 29 de setembro, o CINEMOTECA LIVE teve como foco: "Economia sustentável: a alta nos preços dos alimentos e o boicote à Agricultura Familiar", disponível em: https://www.facebook.com/352265998146215/posts/3442112295828221/?d=n
O que motivou essa discussão foi a alta generalizada nos preços dos alimentos básicos de consumo, como arroz, feijão e carne que surpreendeu a população. Essa alta chegou juntamente com a redução do valor do auxílio emergencial; a inserção da nota de R$200,00 como moeda corrente de maior valor; juntamente com um crescimento das exportações e o aumento da demanda interna, além do boicote à agricultura familiar em detrimento do Agronegócio. Algumas questões ficaram no ar: "Existe alguma relação entre estes fatos?" E foi sobre este assunto que o CINEMOTECA de setembro trouxe como convidada a Profª Drª Ana Terra Reis. Os vídeos que agitaram esse debate foram: "Trailer - Campo e Sustentabilidade Equilíbrio Possível ou Utopia Desperdício no Campo" e"Você sabe o que é Economia Sustentável?"
- O último CINEMOTECA LIVE do ano de 2020 foi dentro de um evento acadêmico. Essa edição foi realizada em teve como propósito, discutir a inserção do Profissional de Educação Física na era digital. O tema desencadeador é o avanço do mercado diferenciado dos esportes on-line e as latências existentes quando se articula educação remota e educação física escolar. Outros termos também emergem nessa dinâmica como treino remoto, aplicativos ligados à área da Saúde utilizados de forma multidisciplinar, games na educação, e-sports, as controvérsias da tecnologia e a importância de ter competências informacionais para se apropriar das publicações existentes sobre esses assuntos do ponto de vista acadêmico. Se quiser assistir este evento click na figura abaixo, ela te direcionará para o youtube.
2021
Em 2021, novos colaboradores passaram a fazer parte do projeto, como o grupo de pesquisa ANIMA também da FCAV/Campus de Jaboticabal. As seis sessões colocaram em pauta, temas relevantes da sociedade atual a partir de filmes de acesso gratuito.
- Com enfoque no letramento científico, a 1ª sessão foi mediada a partir do filme "Miss Evers Boys", com 23 participantes.
- A 2ª sessão questionou "Seus sonhos têm idade?", tema que se relacionou com o filme "Um homem chamado Ove". Para debatê-lo foram convidados os palestrantes Prof. Dr. Luiz Alberto Gobbo e o Sr. Altino, Jornalista emérito, ambos da região de Presidente Prudente. Participaram dez pessoas.
- O 3º CinemOteca abordou a privação social e seus desdobramentos, como os problemas que pode causar. O filme escolhido foi "O Enigma de Kaspar Hauser", que passou sua vida confinado em cativeiro, e sua reintegração conturbada. Para comentar, participaram o Prof. Dr. Irineu Aliprando Viotto Filho e o Prof. Dr. Alexandre Pito Giannoni para um público de 26 pessoas.
- O 4º Cinemoteca abordou o "Bullying na vida adulta: precisamos falar sobre isso" com uma roda de conversa informal com nove graduandos que se inscreveram, norteada pelo filme "Bullying -Provocações sem limites".
- A 5ª sessão foi uma edição especial pois reuniu as diretoras das Bibliotecas da FCT, Tereza Raquel Vanalli e Karina Gimenes Fernandes, da Biblioteca da FCAV, juntamente com o Prof. Dr. Nathan Mahy Dias, do Centro de Memória e Museu da FCAV. Vídeos institucionais da UNESP que incentivaram o bate-papo. Participaram doze pessoas.
- O 6º Cinemoteca enfocou a "Inteligência Coletiva: talentos em sinergia", com uma conversa descontraída a partir do minidocumentário, produzido por mestrandos da FAAC/PPGMit que trata do "fazer musical coletivo" atual, com softwares, videoaulas e outras estratégias midiáticas e tecnológicas, que permitem que talentos musicais e de gestão, inclusive "de banda", sejam colocados em sinergia para atingir o objetivo comum de realizar uma criação autoral. Para esse evento foi convidado o Secretário de Cultura do Município de Presidente Prudente V. Ex.a Sr. Yuri Reis; sendo que o público deste último CINEMOTECA do ano contou com a presença de 119 pessoas on-line.
2022
No ano de 2022, outra Biblioteca da Unesp passou a participar do projeto, a da unidade do IBCLP/Litoral Paulista. Neste corrente, o CINEMOTECA foi viabilizado pelo Projeto PROEX da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNESP, intitulado: "AÇÕES EDUCOMUNICATIVAS EM BIBLIOTECAS UNESPIANAS: COLABORAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE, CIÊNCIA E CULTURA INTERUNIDADES", coordenado pela Profa. Dra. Jaqueline Castilho Moreira/FCT/Presidente Prudente e "EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL: PRÉ-REQUISITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA CRÍTICA E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ", coordenado pela Profa. Dra. Sheila Faria Alves Garcia/FCAV/Jaboticabal com a intensa participação das Bibliotecárias parceiras Alessandra Kuba Oshiro Assunção e Tereza Raquel Vanalli (FCT/Presidente Prudente), Karina Gimenes Fernandes (FCAV/Jaboticabal) e Maria da Conceição Gomes da Silva (IB-CLP/São Vicente).
- O 1º CINEMOTECA deste ano ocorreu em 06/04, tratando o tema: Motivação e Esporte tendo como base para a discussão do filme: Gol, um sonho impossível, disponibilizado no youtube gratuitamente. Importante ressaltar que este CINEMOTECA foi uma atividade pensada para recepção de calouros do curso de Educação Física, pós pandemia, sendo realizada com o apoio do Centro Acadêmico da Educação Física CAEF da FCT/UNESP. Atendendo os protocolos para retorno presencial ao campus, dentre eles: sala com projetor e internet que comportasse público com distanciamento social permitido pela instituição, esta edição foi a primeira realizada em forma híbrida, por meio de Stream Yard. Obedecendo a mediação de roda temática teve a participação do Prof. Dr. Irineu Aliprando Viotto Filho (Tuim) e egressos do curso de Educação Física. Com 51 visualizações posteriores a realização ao vivo, essa sessão está disponível on-line pelo CAEF em https://www.youtube.com/watch?v=9tVmilw8A00.
- Investindo novamente no letramento científico, o 2º CINEMOTECA foi realizado em 26/05, abordando o tema Ética e Pesquisa. Diferentemente de mediações temáticas, com a participação de convidados; a mediação da segunda edição do Cinemoteca se desenvolveu por meio de uma roda de conversa sobre o filme Miss Evers Boys. A história narrada traz para pauta o estudo da sífilis, por meio do experimento médico com seres humanos, conhecido como Caso Tukesgee do Alabama, ocorrido entre 1932-1972 nos Estados Unidos. Esse tipo de roda possibilita a interlocução horizontalizada, ou seja, todos podem expressar suas percepções, emoções, opiniões e comentários, de forma respeitosa e generosa sobre sua perspectiva a respeito de um assunto, que neste caso foi o desenvolvimento de pesquisas científicas com seres humanos. Com a participação síncrona de 20 pessoas na live, os slides iniciais da sessão podem ser acessados aqui.
- Já a edição 3ª do CINEMOTECA ocorreu em 30/06 e também viabilizado por meio de uma roda de conversa, desencadeada a partir do audiovisual: "Como Sua Infância Afeta Sua Vida? A Sabedoria do Trauma por Gabor Maté". O vídeo do Canal Eureka tem aproximadamente 9 minutos, embora curto em relação aos outros Cinemotecas, apresenta um conteúdo denso e muitas questões! O próprio Canal Eureka na apresentação do audiovisual, instiga quem o acessa a refletir sobre se temos ou não "machucados da infância, mas se temos consciência de como influenciam tudo que somos e fazemos hoje?" para que os participantes conversassem sobre essa temática, tão importante em nossas vidas. Dessa sessão participaram 15 pessoas.
- O 4º CINEMOTECA foi em 11/08. A sessão foi sobre Alimentação, Saúde e Tecnologia e aconteceu a partir do controverso documentário: "What the health? (2017)" , dublado em português e que está gratuitamente no Youtube, para que os participantes inscritos, que desejam participar da roda de conversa do CINEMOTECA, pudessem assisti-lo anteriormente. Dezoito pessoas participaram desta edição.
- No dia 29/09 ocorreu o 5º CINEMOTECA. A
edição de Setembro abordou a temática " Sociedade,
diversidade e tecnologia". Para desencadear a roda de conversa,
o audiovisual escolhido para ser assistido foi o curta metragem: "For the birds" da Pixar, disponível na íntegra, gratuitamente no Youtube. Essa sessão foi presencial, contou com 15 pessoas.
- Nos meses de outubro e novembro, as sessões de Cinemoteca ficaram suspensas em função de outras demandas do Projeto "AÇÕES EDUCOMUNICATIVAS EM BIBLIOTECAS UNESPIANAS: COLABORAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE, CIÊNCIA E CULTURA INTERUNIDADES" ; retornando com a Copa do Mundo de Futebol em Dezembro.
- Em 01/12 foi realizada a roda de conversa do 6º CINEMOTECA, trazendo um assunto bem polêmico nesta edição da Copa, que foi o Video Assistant Referee ou Árbitro Assistente de Vídeo (VAR). Intitulada de "Copa e Tecnologia", a roda de conversa dessa sessão foi desencadeada pelo audiovisual didático, que faz um paralelo entre a história das copas e o uso de tecnologia: "Copa Do Mundo 2022 – A Copa Da Tecnologia e dos Bilhões", que se encontra no Youtube, dublado em português, gratuitamente. Participaram 7 pessoas.
- O último Cinemoteca do ano aconteceu em 19/12/2022, abordando o tema "Escravos da Tecnologia" através de roda de conversa online sobre a animação, que está gratuitamente no Youtube: "Escravos da Tecnologia" de Steve Curtis. Para ele, "a diferença entre o remédio e o veneno é a dose...". Neste 7º CINEMOTECA, a roda de conversa instigou os participantes a pensarem sobre nosso uso cotidiano da tecnologia. Participaram 15 pessoas.
2023
Neste ano, o projeto e todas as ações educomunicativas (incluindo o CinemOteca) passaram por uma avaliação e reformulação, cujo relatório em breve será publicado como estudo de caso. Em 2023 foram programadas duas sessões de CinemOteca, sendo que todas elas acondicionadas dentro de eventos maiores.
- A primeira sessão ocorreu em 27 de março de 2023, com a participação de um público seleto, composto por 24 pós-graduandos, alunos especiais e ouvintes de diferentes áreas de conhecimento. Diferentemente do procedimento anterior, este CinemOteca foi desencadeado por um audiovisual a respeito do ChatGPT e dois traillers de filmes.
O audiovisual indicado foi: Crítica ao ChatGPT, por meio do video do
Canal: Cena pós-crédito de João Victor Carreira, que traz uma análise
por meio de IA dos filmes Cidade dos Sonhos e Tudo em Todo Lugar ao
Mesmo Tempo, realizado, neste caso, pelo ChatGPT
https://www.youtube.com/watch?v=__fczwRE8Ks
Quanto aos filmes, os participantes poderiam optar em assistir um ou outro. Os traillers foram:
"Cidade dos Sonhos"- Mulholland Drive, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=adCEuXANKbc e
"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kULcXm9V7aY
Por se um modelo de CinemOteca em teste, todos os participantes serem adultos, da área de mídias e tecnologias e terem acesso a plataformas de streamming, ficou acordado que um dos filmes deveria ser assistido na íntegra, anteriormente a roda de discussão.
A ideia da discussão foi confrontar a análise realizada pelo ChatGPT e as análises realizadas pelos 24 participantes. A discussão em formato de live durou quatro horas e todos os envolvidos opinaram sobre os filmes e a análise do ChatGPT, por diversas perspectivas. As discussões foram enriquecedoras, já que se tratavam de pessoas de áreas diversificadas do conhecimento; e o tempo de 4h passou rapidamente, pois estavam todos focados no debate e nas interpretações que cada um realizou de acordo com seu repertório, expandindo o que cada participante inicialmente trouxe. Durante essa sessão foram inseridos dois intervalos, e além da figura da mediadora, houve a necessidade de se ter: 1) alguém na função de controlar o tempo máximo de fala de cada participante, avisando-o quando estava próximo ao limite disponibilizado para cada um e 2) um auxiliar para as perguntas do chat.
- A segunda aconteceu em 22 de novembro de 2023, também como parte de um evento mais amplo de formação continuada de docentes e com a participação de professores de ensino básico da rede estadual da região de Presidente Prudente. Estes estavam presentes em evento realizado na biblioteca universitária da FCT UNESP, com a participação da Diretoria de Ensino.
Diferente do anterior, este CINEMOTECA foi presencial e teve como audiovisual desencadeador, a animação "Escravos da Tecnologia" de Steve Cutts, disponível em domínio público em: https://www.youtube.com/watch?v=Qx8JIoNOz0Y&t=142s
Participaram 42 professores da rede estadual em uma sessão de 2 horas.
2024
Como anteriormente, em 2024 a sessão do CinemOteca foi inserida como atividade em um evento mais abrangente, que havia sido solicitado por público externo à universidade. A sessão foi realizada em 07/11/2024 em sala de aula com transmissão on-line, com quarenta minutos de roda de conversa, desencadeada a partir do trailer de "Ícaro" (2017). A ação foi planejada para que os participantes discutissem sobre "Fairplay em grandes eventos esportivos: moral ou ética?" partindo de seus conhecimentos sobre substâncias anabolizantes e políticas antidoping na história de atletas famosos que conheciam; já que a sessão foi ofertada no período das Olimpíadas de Paris 2024. Combinando artigos acadêmicos, literatura sobre bioética, reportagens sobre dopping; filmes/documentários como "Coach Carter"(2005); "A mentira de Armstrong" (2013); "Untold: A Vergonha do Doping" (2023), o objetivo do CinemOteca foi levar os participantes a uma reflexão mais profunda sobre o esporte, que vai além do "torcer".
Para o preparo da interlocução, os participantes foram convidados a assistir na íntegra o documentário "Ícaro" (2017) dirigido por Bryan Fogel; pesquisar sobre os Princípios da Bioética, (a ética da vida) e realizar a leitura dos artigos acadêmicos: https://ojs.ufgd.edu.br/videre/article/view/7278 e https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1356336X03009002003.

Galeria de cartazes do CINEMOTECA




Quer saber mais sobre o processo para realizar um CINEMOTECA?
Você poderá replicar esse procedimento em sua escola, na sua biblioteca, museu ou em uma organização do terceiro setor e verificará como é divertido e como o público participante gosta.
Para maiores esclarecimentos sobre o passo a passo de como fazer o CinemOteca, acesse este e-book gratuito, página 274, capítulo "Audiovisual e bibliotecas universitárias: o CinemOteca Live como recurso educacional", disponível em:
https://indd.adobe.com/view/0fc5af90-2ab8-4b9a-9867-11ebef01ca0e
Convidamos você para as próximas edições do CINEMOTECA de 2025, com novos temas, conversas e debates. Você é bem vindo! Aguarde nossas postagens sobre quando ocorrerão as sessões e participe on-line de onde estiver, é tudo gratuito!